SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número41O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula: uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicosLeituras compartilhadas, memória e envelhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

OLIVEIRA, Francisco Jailson Dantas de  e  SILVEIRA, Maria Inez Matoso. A compreensão leitora e o processo inferencial em turmas do nono ano do ensino fundamental. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.41, pp.91-104. ISSN 0104-7043.

Os baixos níveis de compreensão leitora entre estudantes da escola básica no Brasil, principalmente em Alagoas, tão divulgados pelos meios de comunicação, demandam da academia pesquisas que se ocupem do problema. Diante disso, este trabalho, situado na área de Leitura e Cognição, objetivou verificar a compreensão de textos e o uso do processo inferencial entre estudantes do nono ano do ensino fundamental, em três escolas públicas e três escolas particulares de Maceió-AL, durante o 2º semestre de 2012. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, interpretativa, com aporte quantitativo, fundamentada na abordagem cognitiva da leitura, que considera a importância do conhecimento prévio como essencial para o processo inferencial e, consequentemente, para a compreensão da leitura. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram um questionário perfil do estudante, um teste de compreensão com questões de múltipla escolha, um questionário pós-teste e um teste cloze. Após a análise dos dados, concluímos que, dos 67 estudantes colaboradores das escolas públicas, 56 (83%) apresentaram déficit na compreensão leitora; por sua vez, dos 111 estudantes colaboradores das escolas particulares, 38 (34%) apresentaram tal deficiência, principalmente em questões que demandavam ativação do conhecimento prévio para consolidar as estratégias inferenciais, essenciais à leitura fluente e produtiva.

Palavras-chave : Compreensão Leitora; Aspectos Sociocognitivos da Leitura; Testes de Avaliação de Leitura; Processo Inferencial na Leitura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )