SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número45Redes interculturais e perspectivas dialógicas na afro-américa: a interseção Brasil-Colômbia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

AUGUSTO, Geri. Transnacionalismo negro: a encruzilhada de amefrican@s. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.45, pp.25-38. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.003.

Este artigo utiliza duas narrativas de jornadas pessoais de transnacionalismo negro a partir dos escritos e das ideias de Lelia Gonzalez e Ella Baker, mulheres negras pensadoras ativistas, seminais e radicais, para refletir sobre a carga tripla enfrentada por trabalhadoras domésticas negras no Brasil e nos EUA. Consideram-se as ideias e formas de vida da aldeia contemporânea de quilombolas pescadores e pescadoras, visto do jardim de uma marisqueira, para refletir sobre o espaço de contribuição potencial e equitativo, a práxis e o pensamento, e as aberturas epistêmicas possíveis no universo acadêmico, quando conhecimentos marginalizados e multifacetados são postos. Utilizou-se os conceitos teóricos de Amefricanidade, interseccionalidade e afeto comum, bem como a noção de encruzilhada encontrada em muitas tradições culturais do pensamento Afrodescendente.

Palavras-chave : Interseccionalidade; Abertura Epistêmica; Ideias Quilombolas; Amefricanidade; Transnacionalismo Negro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )