SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número48Readaptação da ciência simples das artes musicais indígenas africanas para a educação e a prática contemporânea sensibilizada à humanidadeFormação docente em música: uma aproximação histórica a partir de três Universidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A música e as artes na formação do pedagogo: polivalência ou interdisciplinaridade?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.79-96. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3579.

O objetivo deste texto é discutir questões relacionadas à música e às artes na formação do pedagogo que atua na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O foco da discussão está nos conceitos de polivalência e interdisciplinaridade, buscando entender de que forma tais conceitos se aplicam, se complementam, ou se sobrepõem em documentos oficiais. A metodologia baseia-se nos princípios da pesquisa documental, valendo-se de textos referentes à legislação educacional em diálogo com a literatura. Os resultados apontam para a imprecisão nas orientações legais referentes ao professor que deveria ensinar música ou artes, além da utilização também imprecisa ou incompleta do conceito de interdisciplinaridade em vários textos, o que contribui para a manutenção de práticas educacionais predominantemente disciplinares. No caso do ensino da música e das artes, apesar dos documentos oficiais não indicarem a polivalência como modelo pedagógico, a literatura evidencia a presença desta prática em diversos contextos educacionais. Como conclusão, é evidente a necessidade de mais estudos específicos sobre interdisciplinaridade e ensino das artes a fim de se construir um referencial mais sólido para as propostas educacionais na formação do pedagogo.

Palavras-chave : Educação Musical; Música e Pedagogia; Formação de Pedagogos; Polivalência; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )