SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue49The contributions of the quilombo movement to the construction of a specific proposal for educationHistory of education and educational policies amongst knowledges and international discourses circulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

OLIVEIRA, Iris Verena. Ser quilombola: práticas curriculares em educação do campo. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.49, pp.139-154. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49.139154.

Este artigo apresenta um relato da aproximação com o campo na pesquisa sobre currículo e formação de professores que atuam nas escolas quilombolas em Conceição do Coité e Nordestina, no Território do Sisal, na Bahia. O intuito é problematizar questões relacionadas à educação e relações raciais em práticas curriculares, propondo intersecções entre educação do campo e educação escolar quilombola. Para tanto, buscou-se, por meio de abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas e observação participante, alinhavar fios que despontaram em situações distintas, evidenciando fazeres curriculares que rasuram construções identitárias em torno do ser quilombola. O relato chama atenção para o tratamento de questões raciais na educação do campo, ao tempo em que mostra a limitação do debate sobre currículo na educação escolar quilombola, quando o foco se volta apenas para a inclusão de conteúdos. Propõe tratar a diferença pelo viés pós-colonial e pós-estruturalista, considerando as práticas curriculares em oblíquas tramas de poder, nas quais o ser quilombola desliza cotidianamente.

Keywords : Educação Escolar Quilombola; Educação do Campo; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )