SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número49Las contribuciones del movimiento quilombola para la construcción de uma propuesta de educación específicaHistoria de la educación y políticas educacionales entre saberes, conocimientos y cicrculación internacional de discursos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

OLIVEIRA, Iris Verena. Ser quilombola: práticas curriculares em educação do campo. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.49, pp.139-154. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49.139154.

Este artigo apresenta um relato da aproximação com o campo na pesquisa sobre currículo e formação de professores que atuam nas escolas quilombolas em Conceição do Coité e Nordestina, no Território do Sisal, na Bahia. O intuito é problematizar questões relacionadas à educação e relações raciais em práticas curriculares, propondo intersecções entre educação do campo e educação escolar quilombola. Para tanto, buscou-se, por meio de abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas e observação participante, alinhavar fios que despontaram em situações distintas, evidenciando fazeres curriculares que rasuram construções identitárias em torno do ser quilombola. O relato chama atenção para o tratamento de questões raciais na educação do campo, ao tempo em que mostra a limitação do debate sobre currículo na educação escolar quilombola, quando o foco se volta apenas para a inclusão de conteúdos. Propõe tratar a diferença pelo viés pós-colonial e pós-estruturalista, considerando as práticas curriculares em oblíquas tramas de poder, nas quais o ser quilombola desliza cotidianamente.

Palabras clave : Educação Escolar Quilombola; Educação do Campo; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )