SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue55EVALUATION, REGULATION AND AUTONOMY OF HIGHER EDUCATION IN ANGOLA: PERSPECTIVES AND CHALLENGESEVALUATION, ACCREDITATION AND INTERNATIONALIZATION OF HIGHER EDUCATION: INTERFACE AND TRENDS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

THIENGO, Lara Carlette; BIANCHETTI, Lucídio  and  PINTO, Maria de Lourdes Almeida. RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.55, pp.28-42.  Epub Oct 14, 2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p28-42.

Neste artigo analisamos os limites da utilização de rankings para construir argumentações em defesa da universidade pública brasileira frente às tentativas de desqualificá-la. Objetivamos responder as seguintes questões: quais são os principais rankings veiculados e quais indicadores compõem as suas respectivas métricas? Quais são os limites dessas tabelas classificatórias apontados pela literatura acadêmica e pelos meios de comunicação? De que maneira, nos discursos midiáticos, são utilizados os resultados dos rankings para defender/ atacar a universidade pública? Que argumentações são utilizadas? Neste contexto resulta preocupante o fato de o atual governo sequer considerar, em suas decisões e proposições, os informes, embora parciais e imprecisos, sobre a posição das universidades brasileiras nos rankings. Em termos metodológicos, utilizamos a análise da métrica de dois reconhecidos rankings internacionais e matérias jornalísticas, relacionadas ao tema, publicadas no ano de 2019.

Keywords : Rankings; Mídia; Avaliação da educação superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )