SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número61EL PAPEL PRINCIPAL DE LOS MOVIMIENTOS SOCIALES EN LA EXPERIENCIA DE LA POSGRADO EN EDUCACIÓN DE CAMPO EN LA UFRBMOVIMIENTOS SOCIALES EN LA CONSTRUCCIÓN DE POLÍTICAS DE FORMACIÓN DE EDUCADORES/AS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de; MENDES, José Ernandi  y  AMORIM, Jamira Lopes de. UNIVERSIDADE, DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO VALE DO JAGUARIBE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.52-67.  Epub 18-Oct-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p52-67.

O objetivo do trabalho é analisar as reverberações, no território do Vale do Jaguaribe, repercutidas desde projetos de educação do campo, desenvolvidos por docentes e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), nas dimensões do ensino, pesquisa e extensão. Tendo-se por base as dissertações, monografias e teses de doutorado sobre a região, a partir de 2008, cujos objetos de investigação abordam tanto a educação do campo, quanto o desenvolvimento territorial, e se constituíram a referência de análise do trabalho, constatou-se que as ações de educação do campo em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta região fortaleceram a luta pela terra, a organização política e produtiva. Dessa forma, influenciam no redesenho do território, tanto no que concerne ao fortalecimento da agricultura familiar, quanto ao da transição agroecológica e do acesso à educação, reverberando no projeto de formação docente e na ampliação da própria Universidade.

Palabras clave : Educação do campo; Desenvolvimento territorial; Vale do Jaguaribe; MST; UECE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )