SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue64SENSES OF INNOVATION IN ITS RELATIONSHIPS WITH EDUCATION AND TECHNOLOGYREMOTE PRESENCES: NARRATIVES ABOUT INNOVATIVE CLASSES IN TIMES OF PHYSICAL DISTANCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

TORRES, Patrícia Lupion; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz  and  FERRARINI, Rosilei. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: METODOLOGIAS ATIVAS E TDIC COM USO DE REA, PERMEADAS PELA RRI. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.36-59.  Epub Mar 19, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p36-59.

Objetivou-se investigar e desenvolver Recursos Educacionais Abertos (REA) digitais e ações voltadas para a conscientização e disseminação da Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) como prática pedagógica. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação com análises quantitativas e qualitativas. A 1ª etapa consistiu na elaboração do Massive Open Online Course (MOOC), o qual foi aplicado em 2ª etapa a estudantes de licenciatura para validação. Na 3ª etapa aplicou-se o curso para profissionais da educação das cinco regiões do Brasil. Analisou-se o uso das dez habilidades da RRI, sobre o tema “Pandemia da Covid-19” em situações didáticas. Obteve-se como resultados 345 inscritos, sendo que 198 iniciaram o curso e 53 o finalizaram. Concluiu-se que aliada ao uso de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a RRI pode ser adaptada para diferentes contextos e níveis educacionais, na perspectiva de aluno, pesquisador, docente e gestor.

Keywords : formação de professores online; RRI; aprendizagem virtual; educação a distância; desenvolvimento de pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )