SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número65DISCORD COMO HERRAMIENTA DE ENSEÑANZA EN LÍNEA DURANTE LA PANDEMIA DE COVID-19DE LA EDUCACIÓN REMOTA DE EMERGENCIA A LA HYFLEX: ¿UN POSIBLE CAMINO HACIA LA EDUCACIÓN ONLIFE? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

NOBRE, Thiago da Silva. ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: METODOLOGIA, AVALIAÇÃO E REFLEXÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.121-137.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p121-137.

Este artigo pretende compreender as relações entre educação e tecnologia, assim como entender as singularidades e as particularidades para tentar esboçar tendências mais gerais, a partir do contexto de pandemia mundial de Covid-19. Utilizamos para o nosso estudo de caso os planejamentos de aula e as avaliações de três professores da cidade de Fortaleza, Ceará, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio durante maio a dezembro de 2020, de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares e públicas. O que percebemos de antemão, nessas relações entre educação e tecnologia, foi que “da noite para o dia” milhões de professores e estudantes pelo mundo tiveram que se adaptar rapidamente à nova realidade de aulas remotas e uso massivo de Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs), Tecnologias Educacionais, objetos educacionais, aplicativos, ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) etc. E, muitas vezes, tendo que dispor de seus próprios meios para utilizarem essas tecnologias. Percebemos também que se deram mudanças na relação entre educação e tecnologia, principalmente nas formas e maneiras de ensinar mediada por tecnologias, em detrimento de modificações nos conteúdos ensinados.

Palabras clave : ensino de História; tecnologias educacionais; ensino remoto emergencial; educação a distância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )