SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número65DISCORD COMO PLATAFORMA VIRTUAL DE ENSINO ONLINE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL AO HYFLEX: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO ONLIFE? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

NOBRE, Thiago da Silva. ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: METODOLOGIA, AVALIAÇÃO E REFLEXÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.65, pp.121-137.  Epub 25-Out-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p121-137.

Este artigo pretende compreender as relações entre educação e tecnologia, assim como entender as singularidades e as particularidades para tentar esboçar tendências mais gerais, a partir do contexto de pandemia mundial de Covid-19. Utilizamos para o nosso estudo de caso os planejamentos de aula e as avaliações de três professores da cidade de Fortaleza, Ceará, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio durante maio a dezembro de 2020, de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares e públicas. O que percebemos de antemão, nessas relações entre educação e tecnologia, foi que “da noite para o dia” milhões de professores e estudantes pelo mundo tiveram que se adaptar rapidamente à nova realidade de aulas remotas e uso massivo de Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs), Tecnologias Educacionais, objetos educacionais, aplicativos, ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) etc. E, muitas vezes, tendo que dispor de seus próprios meios para utilizarem essas tecnologias. Percebemos também que se deram mudanças na relação entre educação e tecnologia, principalmente nas formas e maneiras de ensinar mediada por tecnologias, em detrimento de modificações nos conteúdos ensinados.

Palavras-chave : ensino de História; tecnologias educacionais; ensino remoto emergencial; educação a distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )