SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue66STRUGGLES AND TRAINING FOR OTHER TEACHERSTHE SCENARIO OF TEACHER EDUCATION IN THE EARLY YEARS: THE CASE OF THE CITY OF RIO DE JANEIRO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

MARQUES, Luciana Pacheco  and  JESUS, Alan Willian de. COMPOSIÇÕES COMPLEXAS DE UMA FORMAÇÃO: ENTRE A MATÉRIA-PRIMA E A OBRA-PRIMA DO PROFESSOR. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.220-233.  Epub Oct 25, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p220-233.

Com base no referencial teórico do pensamento complexo (MORIN, 2007a, 2008a), escrevemos sobre o exercício do professor em meio aos desafios da educação atual. Nosso objetivo se constituiu em problematizar sobre composições da construção do conhecimento do professor e como a conscientização destes pode ser o próprio rearranjo de sua formação. Entre o que ensinar e o que aprender; entre o como, o porquê e o para quê do exercício do professor existe o mundo. Sinalizamos que o exercício do professor precisa ser um percurso atencioso, perceptivo e coerente, compartilhado na relação com o mundo, onde constrói permanentemente a matéria-prima e a obra-prima de seu conhecimento para além de um utilitarismo. Perguntamos: qual(is) seria a matéria-prima do professor? Qual(is) seria a obra-prima do professor? Neste percurso, propomos outras vias que possibilitem o professor compreender e questionar os implícitos de seu ser e saber para além de uma pedagogia da transmissão.

Keywords : atenção; complexidade; coerência; percepção; professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )