SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número66LUCHAS Y FORMACIÓN PARA OTROS PROFESORESEL ESCENARIO DE LA FORMACIÓN DOCENTE EN LOS PRIMEROS AÑOS: EL CASO DE LA CIUDAD DE RIO DE JANEIRO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

MARQUES, Luciana Pacheco  y  JESUS, Alan Willian de. COMPOSIÇÕES COMPLEXAS DE UMA FORMAÇÃO: ENTRE A MATÉRIA-PRIMA E A OBRA-PRIMA DO PROFESSOR. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2022, vol.31, n.66, pp.220-233.  Epub 25-Oct-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p220-233.

Com base no referencial teórico do pensamento complexo (MORIN, 2007a, 2008a), escrevemos sobre o exercício do professor em meio aos desafios da educação atual. Nosso objetivo se constituiu em problematizar sobre composições da construção do conhecimento do professor e como a conscientização destes pode ser o próprio rearranjo de sua formação. Entre o que ensinar e o que aprender; entre o como, o porquê e o para quê do exercício do professor existe o mundo. Sinalizamos que o exercício do professor precisa ser um percurso atencioso, perceptivo e coerente, compartilhado na relação com o mundo, onde constrói permanentemente a matéria-prima e a obra-prima de seu conhecimento para além de um utilitarismo. Perguntamos: qual(is) seria a matéria-prima do professor? Qual(is) seria a obra-prima do professor? Neste percurso, propomos outras vias que possibilitem o professor compreender e questionar os implícitos de seu ser e saber para além de uma pedagogia da transmissão.

Palabras clave : atenção; complexidade; coerência; percepção; professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )