SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número69CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE BULLIYNG E FORMAS DE ENFRENTAMENTO NO CONTEXTO ESCOLARVIOLÊNCIA ESCOLAR DE GÊNERO: UMA ABORDAGEM TEóRICO-CRíTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

FERREIRA, Luciana Haddad; BARBOSA, Andreza  e  BARROS, Gabriel Meneses. ENTRE TANTAS VIOLÊNCIAS: POLÍTICAS, LUGARES E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DA ESCOLA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.69, pp.59-77.  Epub 17-Ago-2023. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p59-77.

O artigo discute a relação entre o aumento da violência escolar, observado em 2021 e 2022, com a descaracterização da escola como lugar de pertença. Para tanto, tendo como premissa que a organização social capitalista afeta a formação humana, sobretudo quanto a estruturação e organização escolar, recorremos à análise das políticas educacionais recentemente implementadas na rede estadual paulista, juntamente com os dados de violência referentes aos primeiros meses de retorno ao ensino presencial. Trazemos também as escritas narrativas de um educador, atuante na mesma rede, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, cujos registros possibilitam extrapolar os dados numéricos e adentrar a realidade do que tem sido vivido no cotidiano das escolas. As análises evidenciam que há uma complexidade de fatores que contribuem para o aumento dos casos de violência, dentre os quais destacamos as condições precárias estabelecidas por políticas educacionais que esvaziam a escola de seu sentido e oferecem soluções simples para problemas complexos. Ainda, sinalizamos possibilidades de restituição do sentido da escola como lugar de convívio, produção de conhecimento e combate à violência.

Palavras-chave : violência escolar; narrativas; pandemia da COVID-19; política educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )