SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número00Leitura escolar: entre pedagogia e sociologiaHistoria de la educación e historia cultural: posibilidades, problemas, cuestiones índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MOYSES, Sarita Maria Affonso. Literatura e história: imagens de leitura e de leitores no Brasil no século XIX. Rev. Bras. Educ. [online]. 1995, n.00, pp.53-62. ISSN 1413-2478.

O texto analisa as relações que os negros puderam estabelecer com a língua e a leitura, no período da escravidão, utilizando-se de dados sobre o Brasil do século XIX. A condição de escravo havia retirado desta população o direitoà produção da palavra, na medida em que negava sua humanidade e destruía suas formas tradicionais de expressão, ligadas à organização social e à cultura dos povos africanos. Essa ruptura representa um primeiro confronto com a língua escrita, a língua do branco. O artigo descreve como os negros vão desenvolvendo formas próprias de aproximação com a língua oral e escrita, e com o conhecimento, através de exemplos extraídos de fontes históricas diversas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )