SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue03The unequal results of equality policies: class, gender and ethnic issues in educationPopular participation in school administration: three case studies of democratization policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

BRANDAO, Zaia et al. O esquecimento de um livro: tentativa de reconstituição de uma tradição intelectual no campo educacional. Rev. Bras. Educ. [online]. 1996, n.03, pp.18-30. ISSN 1413-2478.

O artigo refere-se à pesquisa "Do texto à História de uma disciplina: a Sociologia da Educação que se pode ler no Educação e Desenvolvimento no Brasil de J.R. Moreira", desenvolvida no Departamento de Educação da PUC-Rio de 1993 a 1995. Focaliza a Sociologia da Educação que Moreira constrói em Educação e Desenvolvimento no Brasil, assim como as relações entre o livro e o trabalho do grupo de educadores/pesquisadores que se congregou no CBPE. Neste centro, Moreira desempenhou a função de coordenar o trabalho dos educadores e cientistas sociais que se situavam, respectivamente, na Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE) e na Divisão de Escudos e Pesquisas Sociais (DEPS). Em trabalhos anteriores (Brandão, 1992b e Mendonça, 1993) levantam a hipótese de que, no bojo do processo de autonomização do campo da educação (iniciado na década de 20), a geração de educadores que participava da ABE (Associação Brasileira de Educação) foi construindo uma identidade profissional que teve desdobramentos importantes sobre a identidade epstemológica do campo da educação. Esta identidade estaria na origem de uma tradição de pesquisa que teria seu ápice na experiência do CBPE, e que foi perdida/esquecida pelas gerações que se formaram desde a década de 50.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )