SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número03Manifesto: reformando as humanidades e as ciências sociais, uma perspectiva vygostkianaPolíticas de recursos humanos: um estudo exploratório em dez empresas do ramo industrial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

VIANNA, Cláudia Pereira. Magistério paulista e transição democrática: gênero, identidade coletiva e organização docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 1996, n.03, pp.75-85. ISSN 1413-2478.

Examina a organização do magistério na rede pública estadual paulista a partir da atuação de uma de suas entidades representativas a APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). Situando-a o processo de transição para a democracia. Ressalta as vicissitudes e alternativas que o recorte da ação coletiva e das relações de gênero pode sugerir para a análise. Procura demonstrar ainda como as lutas da categoria vão da concretização dos ideais democráticos - no processo de transição democrática até O momento em que a luta salarial passa a ser o principal ponto de união na organização docente com O recrudescimento da recessão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )