SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número05-06O jovem como modelo culturalEstudos sobre juventude em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 1997, n.05-06, pp.25-36. ISSN 1413-2478.

A autora analisa o aparecimento e o tratamento dado à temática juventude no âmbito dos estudos acadêmicos, na mídia além de parte de atores políticos e instituições-governamentais e não governamentais. Distingue dois tipos de tratamento na tematização dos jovens nos meios de comunicação: a) cultura e comportamento; b) problemas sociais. Nos estudos acadêmicos a ênfase recai sobre a discussão dos sistemas e instituições presentes na vida do jovem ou estruturas sociais que conformam situações problemáticas. As ONGs concentram seus programas para juventude em dois blocos: 1) programas de ressocialização; 2) programas de capacitação profissional. No campo governamental, demonstra - timidez das ações para a população jovem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )