SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número05-06O trabalho como escolha e oportunidadeDe estudantes a cidadãos: redes de jovens e participação política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FALABELLA, Gonzalo. Juventude temporera: relações sociais no campo chileno depois do dilúvio. Rev. Bras. Educ. [online]. 1997, n.05-06, pp.126-133. ISSN 1413-2478.

Procura demonstrar a correspondência entre os jovens da atualidade que trabalham no campo e o caráter da reestruturação da economia chilena. Parte da reflexão de que a reestruturação da economia exigiria enorme flexibilidade nas relações de trabalho, e que esta seria uma das características desses jovens, principalmente das mulheres. O artigo se organiza em torno de três hipóteses, relacionadas entre si: a) o caráter das transformações vividas no Chile, particularmente no setor agro-exportador e o jovem rural moderno que dali surge; b) o tipo de ação estatal e social que se desenvolvem em vistas das características deste novo personagem; c) o perfil particular destes trabalhadores e a organização e o movimento social que surgem em conseqüência deles.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )