SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número08O ensino da escrita e a conformação da modernidade escolar: Brasil e Argentina, 1880-1940Bilingüismo e biculturalismo: uma análise sobre as narrativas tradicionais na educação dos surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

DAHER, Andréa. Escrita e conversão: a gramática tupi e os catecismos bilíngües no Brasil do século XVI. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.08, pp.31-43. ISSN 1413-2478.

Este trabalho consiste numa reflexão sobre algumas práticas letradas, no Brasil do século XVI, visando recobrir: as condições de produção editorial de catecismos bilíngües e gramáticas da língua tupi, de modo a determinar o caráter de co-extensividade desses objetos Impressos; suas condições de escrita baseadas no estabelecimento de modelos e padrões que norteiam as representações do índio - ou da língua indígena - pautadas em categorias teológico-políticas, tais como a  “convertibilidade" ou a "inconstância"; suas condições de recepção, a partir da definição do público visado e dos usos dos textos por missionários, colonos e índios.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )