SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10A universidade do Brasil: um itinerário marcado de lutasQuando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SILVA JR., João dos Reis  e  SGUISSARDI, Valdemar. Reconfiguração da educação superior no Brasil e redefinição das esferas pública e privada nos anos 90. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.10, pp.33-57. ISSN 1413-2478.

Este texto tem como objetivo a caracterização da educação superior brasileira nos anos noventa, momento de reconfiguração desse espaço social. Discute sua articulação com o atual contexto de reforma do Estado e mudança do setor produtivo no Brasil examina à luz dos pressupostos teóricos que os orientariam, discursos e propostas de agentes dos diferentes setores - público, privado e comunitário, envolvidos nesse processo de reconfiguração, bem como as ações e reações desses setores e dos diferentes segmentos do ensino superior às transformações em curso. Conclui analisando as possíveis conseqüências que essas transformações, se concretizadas, trariam para diversos  aspectos constituintes da identidade institucional da universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )