SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação críticaSaber global, saberes locais: evoluções recentes da sociologia da educação na França e na Inglaterra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FERRARO, Alceu Ravanello. Diagnóstico da escolarização no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.12, pp.22-47. ISSN 1413-2478.

Este texto apresenta os principais resultados do diagnóstico da escolarização de crianças e adolescentes no Brasil, realizado com apoio do CNPq e com base nos dados da contagem da população 1996 e dos censos demográficos de 1980 e 1991. De um lado, a pesquisa confirma que o problema mais grave da educação básica é a exclusão na escola, resultante da reprovação sistemática a que é submetida, desde o início do processo de escolarização, a imensa maioria da população escolar brasileira. De outro lado, a pesquisa revela que, apesar dos avanços em termos de inclusão no sistema escolar verificados nos períodos 1980/91 e 1991/96, não se pode ainda dar como fato consumado a universalização do acesso à escola no Brasil. A análise dos dados da Contagem da população 1996 não autoriza ainda a dar por resolvido o problema de exclusão da escola, especialmente até os 7 anos e a partir dos 13 anos, onde as taxas de não freqüência chegam a ultrapassar os 10%.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )