SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16A creche comunitária na visão das professoras e famílias usuáriasLenguaje y educación índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

APPLE, Michael W.  e  BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educacionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.16, pp.61-67. ISSN 1413-2478.

Neste artigo o autor defende a necessidade de incorporar a discussão sobre raça nas análises educacionais. Mostra também que as dinâmicas raciais são extremante complexas e relativamente autônomas e que se conjugam a outras dinâmicas sociais como classe, gênero. realidades coloniais etc, operando de modo sutil e poderoso no campo educacional. O autor discute os efeitos das políticas educacionais, apontando para o fato de que as reformas atuais tentam nos convencer de que são as únicas aceitáveis e que tais políticas se baseiam em posições ideológicas neoliberais. O fato é que por detrás destas tentativas de convencer-nos do que é "aceitável", em termos políticos e ideológicos, encontra-se a presença ausente da raça.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )