Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478
Resumo
MARINHO, Marildes. O discurso da ciência e da divulgação em orientações curriculares de Língua Portuguesa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.24, pp.126-139. ISSN 1413-2478.
RESUMO Esse trabalho terá cumprido a sua função se, ao final da leitura, o leitor estiver convencido de que uma nova retórica se inaugura no discurso oficial sobre o ensino e que esse novo discurso tem algumas explicações e pode ter implicações nas práticas pedagógicas a que se destina. As análises aqui realizadas, de currículos de Língua Portuguesa e dos os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs) levam a crer que um conjunto de estratégias enunciativas dão a esse discurso uma dupla face genérica: de divulgação e de discurso científico. Essas estratégias podem ser vistas, preferencialmente, nas notas de rodapés e nas referências bibliográficas.
Palavras-chave : Parâmetros Curriculares Nacionais; Língua Portuguesa; Estratégias Enunciativas.