SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Paradoxo da formação: servidão voluntária e liberaçãoEnsino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

PAULY, Evaldo Luis. O dilema epistemológico do ensino religioso. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.27, pp.172-181. ISSN 1413-2478.

Este texto analisa e debate o dilema epistemológico decorrente da inclusão da disciplina ensino religioso no currículo das escolas públicas de ensino fundamental. Insere esse debate nos dilemas epistemológicos dessa disciplina em relação à liberdade de religião numa federação republicana, retomando o debate político acerca da separação entre Igreja e Estado. Analisa as diversas constituições brasileiras e a relação que foram estabelecendo com esse dilema. Analisa, posteriormente, alguns pareceres do Conselho Nacional de Educação sobre a disciplina ensino religioso e temas correlatos.

Palavras-chave : Ensino Religioso; Escola Pública; Liberdade Religiosa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )