SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número57Bases nacionais para o ensino da leitura e da linguagem na escola primária (1949) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ZAVALA, Ana. La historia en palabras historiadores, profesores y políticos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.57, pp.283-306. ISSN 1413-2478.

Este trabalho interroga o movimento da versão - palavra escrita, falada, em ato - que atravessa a aventura social do pensamento histórico nos últimos duzentos anos no mundo europeu ocidental. A ideia é de que a historiografia oferece múltiplas versões do acontecer humano ao longo do tempo, o que habilita o jogo de outras versões que se sobrepõem. A versão destinada ao ensino permite ver maneiras de (não) assumir essa noção a respeito da relação entre a história e o ato de ensiná-la. Por essa razão, o sentido social em estreita relação com o político/ideológico do ensino da história para todos numa escola para todos é também uma versão da história e da historiografia. Demandada pela análise da prática de ensino, uma última versão dá conta da história, da historiografia e de seu ensino. Na conclusão, o trabalho destaca a importância de separar os campos da análise e das mudanças nas práticas (historiográficas/de ensino).

Palavras-chave : Didática da História; Análise da Prática do Ensino; Espessura Discursiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )