SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue59Quality education as part of the problem. school education and inequality in Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

MESQUITA, Rui Gomes de Mattos de  and  NASCIMENTO, Gisele Wanessa do. Educação do MST e crise do paradigma moderno de ciência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.1077-1099. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900013.

Analisamos o princípio da alternância adotado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PONERA) nas práticas pedagógicas do MST- assumindo-se que tais práticas interpelam a tentativa do pragmatismo de harmonização entre indivíduo. O intuito foi o de perceber como esse princípio pode fazer emergirem sujeitos "criativos". A metodologia articula Maingueneau, Laclau e Mesquita. Construímos quatro categorias (elevação de potência; necessidade de relação com os meios instituídos; tensão com esses meios; desejo ideológico de universalização) e três dimensões analíticas (metodologia; espacialidade; finalidade). Com essa metodologia, analisamos dois documentos do MST (um público e outro de circulação interna ao Movimento), quatro entrevistas (militantes 1, 2 e 3 do MST e uma professora universitária), assim como artigos científicos de intelectuais orgânicos ao Movimento. Concluímos que conduzir criativamente a experiência significa romper com a noção de cumulatividade na formulação de princípios.

Keywords : MST; Experiência; Alternância; Produção de Conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )