SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número68Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campoVozes em diálogo: ensino, leitor e literatura sob o foco dos docentes de licenciatura em letras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MARCHI, RITA DE CÁSSIA  e  SANTOS, TIAGO RIBEIRO. Produção e conservação escolar da masculinidade no romance O Ateneu. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.35-60. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226803.

Este ensaio analisa a produção e a conservação da masculinidade no romance O Ateneu (Raul Pompeia), que retrata a vida escolar em um internato de elite do século XIX. O ensaio discute principalmente a trajetória do menino Sérgio, narrador e protagonista do romance, que sofre experiências disciplinares destinadas a transformar suas marcas infantis e femininas em características adultas e masculinas. A produção e a conservação da masculinidade aparecem principalmente implicadas em eventos rituais que visam definir identidades conferindo marcas distintivas socialmente reconhecidas que tanto consagram a norma viril quanto estigmatizam e punem supostas fragilidades femininas ou comportamentos vistos como efeminados. A análise da produção e conservação da masculinidade em O Ateneu permite, assim, observar os "mecanismos históricos responsáveis pela desistoricização e eternização relativas das estruturas da divisão sexual" (Bourdieu, 2002, p. 8) atuantes naquele meio escolar.

Palavras-chave : O Ateneu; masculinidade; disciplina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )