SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue68ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA OR LETRAMENTO CIENTÍFICO? INTERESTS INVOLVED IN THE INTERPRETATION OF THE CONCEPT OF SCIENTIFIC LITERACYTHE CHARACTERISTICS OF THE READING AND WRITING TEACHING PRACTICES IN TWO SCHOOLS OF THE FRENCH PUBLIC SYSTEM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

LEAL, TELMA FERRAZ; MORAIS, ARTUR GOMES DE; PESSOA, ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES  and  NASCIMENTO, JULLIANE CAMPELO DO. Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.187-211. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226810.

Por meio de análise documental, observação de aulas e análise do desempenho de crianças em leitura, investigamos testes da Provinha Brasil, assim como as relações entre os resultados das crianças e as práticas de suas professoras. Foi evidenciado que houve relação entre os resultados da Provinha Brasil e as práticas docentes, porém as professoras dedicavam-se pouco ao ensino de leitura de textos. Concluiu-se que os impactos nos resultados da Provinha Brasil decorreram do ensino da base alfabética e que o nível de leitura exigido nas questões da prova não demandava habilidades de compreensão de textos mais elaboradas.

Keywords : leitura; avaliação; ensino; provinha brasil.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )