SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número68ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA O LITERACIA CIENTÍFICA? INTERESES IMPLICADOS EN LA INTERPRETACIÓN DEL CONCEPTO DE SCIENTIFIC LITERACYLAS CARACTERÍSTICAS DE LAS PRÁCTICAS DE ENSEÑANZA DE LECTURA-ESCRITURA EN DOS ESCUELAS DEL SISTEMA PÚBLICO FRANCÉS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

LEAL, TELMA FERRAZ; MORAIS, ARTUR GOMES DE; PESSOA, ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES  y  NASCIMENTO, JULLIANE CAMPELO DO. Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.187-211. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226810.

Por meio de análise documental, observação de aulas e análise do desempenho de crianças em leitura, investigamos testes da Provinha Brasil, assim como as relações entre os resultados das crianças e as práticas de suas professoras. Foi evidenciado que houve relação entre os resultados da Provinha Brasil e as práticas docentes, porém as professoras dedicavam-se pouco ao ensino de leitura de textos. Concluiu-se que os impactos nos resultados da Provinha Brasil decorreram do ensino da base alfabética e que o nível de leitura exigido nas questões da prova não demandava habilidades de compreensão de textos mais elaboradas.

Palabras clave : leitura; avaliação; ensino; provinha brasil.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )