Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
LEAL, TELMA FERRAZ; MORAIS, ARTUR GOMES DE; PESSOA, ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES y NASCIMENTO, JULLIANE CAMPELO DO. Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.187-211. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226810.
Por meio de análise documental, observação de aulas e análise do desempenho de crianças em leitura, investigamos testes da Provinha Brasil, assim como as relações entre os resultados das crianças e as práticas de suas professoras. Foi evidenciado que houve relação entre os resultados da Provinha Brasil e as práticas docentes, porém as professoras dedicavam-se pouco ao ensino de leitura de textos. Concluiu-se que os impactos nos resultados da Provinha Brasil decorreram do ensino da base alfabética e que o nível de leitura exigido nas questões da prova não demandava habilidades de compreensão de textos mais elaboradas.
Palabras clave : leitura; avaliação; ensino; provinha brasil.