SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número68Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacyAs características das práticas de ensino da leitura-escrita em duas escolas do sistema público francês índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

LEAL, TELMA FERRAZ; MORAIS, ARTUR GOMES DE; PESSOA, ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES  e  NASCIMENTO, JULLIANE CAMPELO DO. Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.187-211. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226810.

Por meio de análise documental, observação de aulas e análise do desempenho de crianças em leitura, investigamos testes da Provinha Brasil, assim como as relações entre os resultados das crianças e as práticas de suas professoras. Foi evidenciado que houve relação entre os resultados da Provinha Brasil e as práticas docentes, porém as professoras dedicavam-se pouco ao ensino de leitura de textos. Concluiu-se que os impactos nos resultados da Provinha Brasil decorreram do ensino da base alfabética e que o nível de leitura exigido nas questões da prova não demandava habilidades de compreensão de textos mais elaboradas.

Palavras-chave : leitura; avaliação; ensino; provinha brasil.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )