SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25TEACHERS IN DICTATORSHIP AND DEMOCRACY: BIOGRAPHICAL PERSPECTIVE OF TEACHERS AT THE END OF A PROFESSIONAL CAREERMULTIFOCAL ANALYSIS IN INITIAL TEACHER EDUCATION: INTERPRETATIONS OF STUDENTS AND SUPERVISORS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FUZA, Ângela Francine  and  MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250009.  Epub Feb 20, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250009.

Neste artigo analisamos os anos finais do ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular nas diferentes áreas de conhecimento, refletindo sobre seus impactos na escola básica e na formação de professores. O trabalho é documental, situado na Linguística Aplicada, e dialoga com os Novos Estudos do Letramento. Os dados foram gerados da análise do documento, orientada pela questão do digital proposta pela normativa. Os caminhos que orientaram as discussões: o entendimento sobre a concepção de letramento, de tecnologias digitais e a identificação de gêneros discursivos sugeridos nos componentes. Os resultados apontam práticas de letramento ideológico embasando ações sugeridas para as áreas, ainda que haja variação sobre como e o que seja usar tecnologias digitais em situações de ensino e no trabalho com gêneros. Acreditamos que os reflexos da Base Nacional Comum Curricular sobre as práticas escolares e a formação docente ainda precisam ser avaliados, a despeito dos benefícios sinalizados por ela.

Keywords : Base Nacional Comum Curricular; ensino fundamental; formação de professores; tecnologias digitais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )