SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Educação: tecnologias, cultura hacker e ensino de artesO DESAFIO DA EDUCAÇÃO CIDADÃ: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CORREIA, Sónia de Jesus Elias  e  CID, Marília Pisco Castro. Avaliação das aprendizagens nas aulas de ciências naturais e biologia e geologia: das perceções às práticas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260005.  Epub 12-Fev-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260005.

A avaliação das (e para as) aprendizagens tem vindo a assumir uma presença cada vez maior no campo da investigação em Educação. Uma das premissas incontornáveis assume que, ao contrário do que ainda se continua a verificar, a avaliação não deve ser entendida como extrínseca ao processo de ensino e de aprendizagem, pois encontra-se intimamente ligada aos componentes que envolvem o ato de ensinar e de aprender. O artigo resulta de estudo de caso realizado numa escola portuguesa, que pretendeu caracterizar estratégias de avaliação e conhecer perceções sobre avaliação das aprendizagens nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa. As práticas de avaliação observadas estão associadas às perceções que professor e alunos manifestam sobre avaliação e mostram-se mais orientadas para a classificação e seleção dos alunos do que para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave : avaliação das aprendizagens; avaliação para as aprendizagens; práticas avaliativas; perceções.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )