SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Retorno sobre uma antiga questão: Karl Marx e o estatuto dos Manuscritos econômico-filosóficosSITUAÇÃO DE ESTUDO (SdE) EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE IMPLEMENTADA EM PROCESSO DE COCRIAÇÃO (CoC) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GARCIA-REIS, Andreia Rezende  e  CALLIAN, Giovana Rabite. O estatuto do trabalho docente no currículo referência de Minas Gerais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260010.  Epub 10-Mar-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260010.

Este estudo tem como objetivo analisar o texto introdutório do Currículo Referência de Minas Gerais quanto ao estatuto do trabalho docente nele representado e à responsabilidade atribuída ao professor nessa parte do documento. O quadro teórico-metodológico a que nos filiamos é o do Interacionismo Sociodiscursivo e o procedimento metodológico utilizado é a Semântica do Agir, de modo a investigarmos se o professor concebido pelo Currículo de Referência é ator ou agente em seu agir profissional. Por meio da análise empreendida, podemos afirmar que o documento estabelece relações intertextuais com a Base Nacional Comum Curricular e atribui ao professor a reponsabilidade de executar o projeto de ensino nele prescrito, concebendo-o como agente e não como ator em sua atividade profissional.

Palavras-chave : trabalho docente; currículo referência de Minas Gerais; semântica do agir.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )