SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Public education in Condorcet’s work and its vicissitudeCollective supervision in academic graduate programs: the pioneering work of Dermeval Saviani author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GODOY, Tatiana Cecilia Goldrine; REYES-SANTANDER, Pamela  and  AYARZA, Raimundo Olfos. CONHECIMENTO MATEMÁTICO E PRÁTICA EM GERAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260061.  Epub Aug 09, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260061.

O artigo apresenta um estudo de caso múltiplo instrumental, composto por dois casos representativos selecionados de um curso de formação docente em Matemática. Os dados coletados incluem mapas conceituais, observação de aulas e entrevistas, submetidos às análises quantitativas e qualitativas. Diferenças de conhecimento e prática foram comparadas entre as professoras em formação em Educação Infantil: uma com alto conhecimento do conteúdo, pedagógico e práticas apropriadas; e a outra, com baixo conhecimento do conteúdo, pedagógico e atividades matemáticas repetitivas. Os resultados desses casos indicam uma relação entre conhecimentos do conteúdo, do pedagógico e de boas práticas, portanto, apoiam a existência de uma relação dialógica e integrada entre conhecimentos e práticas. Nesse sentido, a prática docente a partir da Capacidade de Ensinar Matemática deve desempenhar um papel importante na formação inicial de professoras da educação infantil.

Keywords : matemática; educação infantil; prática de ensino; formação inicial de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )