SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26LA INSTRUCCIÓN PÚBLICA EN CONDORCET Y SUS VICISITUDESLA TUTORÍA COLECTIVA EN EL POSGRADO STRICTO SENSU: EL PIONERISMO DE DERMEVAL SAVIANI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

GODOY, Tatiana Cecilia Goldrine; REYES-SANTANDER, Pamela  y  AYARZA, Raimundo Olfos. CONHECIMENTO MATEMÁTICO E PRÁTICA EM GERAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260061.  Epub 09-Ago-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260061.

O artigo apresenta um estudo de caso múltiplo instrumental, composto por dois casos representativos selecionados de um curso de formação docente em Matemática. Os dados coletados incluem mapas conceituais, observação de aulas e entrevistas, submetidos às análises quantitativas e qualitativas. Diferenças de conhecimento e prática foram comparadas entre as professoras em formação em Educação Infantil: uma com alto conhecimento do conteúdo, pedagógico e práticas apropriadas; e a outra, com baixo conhecimento do conteúdo, pedagógico e atividades matemáticas repetitivas. Os resultados desses casos indicam uma relação entre conhecimentos do conteúdo, do pedagógico e de boas práticas, portanto, apoiam a existência de uma relação dialógica e integrada entre conhecimentos e práticas. Nesse sentido, a prática docente a partir da Capacidade de Ensinar Matemática deve desempenhar um papel importante na formação inicial de professoras da educação infantil.

Palabras clave : matemática; educação infantil; prática de ensino; formação inicial de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )