SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A instrução pública em Condorcet e suas vicissitudesA orientação coletiva na pós-graduação stricto sensu: o pioneirismo de Dermeval Saviani índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GODOY, Tatiana Cecilia Goldrine; REYES-SANTANDER, Pamela  e  AYARZA, Raimundo Olfos. CONHECIMENTO MATEMÁTICO E PRÁTICA EM GERAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260061.  Epub 09-Ago-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260061.

O artigo apresenta um estudo de caso múltiplo instrumental, composto por dois casos representativos selecionados de um curso de formação docente em Matemática. Os dados coletados incluem mapas conceituais, observação de aulas e entrevistas, submetidos às análises quantitativas e qualitativas. Diferenças de conhecimento e prática foram comparadas entre as professoras em formação em Educação Infantil: uma com alto conhecimento do conteúdo, pedagógico e práticas apropriadas; e a outra, com baixo conhecimento do conteúdo, pedagógico e atividades matemáticas repetitivas. Os resultados desses casos indicam uma relação entre conhecimentos do conteúdo, do pedagógico e de boas práticas, portanto, apoiam a existência de uma relação dialógica e integrada entre conhecimentos e práticas. Nesse sentido, a prática docente a partir da Capacidade de Ensinar Matemática deve desempenhar um papel importante na formação inicial de professoras da educação infantil.

Palavras-chave : matemática; educação infantil; prática de ensino; formação inicial de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )