SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28SCIENCE, LITERATURE AND EDUCATION: THE UTOPIA MORENA IN DARCY RIBEIRO’S SOCIAL THOUGHTKnowledge of professional contexts in the development of prospective teachers’ educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CHRAIM, Amanda Machado  and  PEDRALLI, Rosângela. Alfabetização baseada em evidências: a defesa da cientificidade como conveniente para naturalizar o inconveniente?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280029.  Epub May 03, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280029.

O artigo focaliza a recente revitalização, no campo da alfabetização, do método fônico e busca elucidar analiticamente os fundamentos da proposta do método, divulgado como “baseado em evidências”. Assentando-se sob o materialismo histórico e dialético, explicita-se o projeto de sociedade para o qual uma metodologia de ensino pautada na ciência moderna reaparece como a que mais adequadamente atende aos preceitos do produtivismo, destituindo-se do campo da alfabetização a necessária formação docente e discente por meio dos conhecimentos mais elaborados pela humanidade. Propõe-se, por fim, que também o percurso dos anos iniciais de escolarização deve ser espaço de escolhas e elaborações do coletivo de professores a partir da assunção de um posicionamento político, o qual está vinculado às duas visões sociais de mundo possíveis neste momento histórico, uma aliada à manutenção das relações sociais vigentes e a outra, à transformação delas.

Keywords : alfabetização; ciência e educação; formação humana; projeto de sociedade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )