SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Ciência, Literatura e Educação: a utopia morena no pensamento social de Darcy RibeiroConhecimento dos contextos profissionais no desenvolvimento de formadores de futuros professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CHRAIM, Amanda Machado  e  PEDRALLI, Rosângela. Alfabetização baseada em evidências: a defesa da cientificidade como conveniente para naturalizar o inconveniente?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280029.  Epub 03-Maio-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280029.

O artigo focaliza a recente revitalização, no campo da alfabetização, do método fônico e busca elucidar analiticamente os fundamentos da proposta do método, divulgado como “baseado em evidências”. Assentando-se sob o materialismo histórico e dialético, explicita-se o projeto de sociedade para o qual uma metodologia de ensino pautada na ciência moderna reaparece como a que mais adequadamente atende aos preceitos do produtivismo, destituindo-se do campo da alfabetização a necessária formação docente e discente por meio dos conhecimentos mais elaborados pela humanidade. Propõe-se, por fim, que também o percurso dos anos iniciais de escolarização deve ser espaço de escolhas e elaborações do coletivo de professores a partir da assunção de um posicionamento político, o qual está vinculado às duas visões sociais de mundo possíveis neste momento histórico, uma aliada à manutenção das relações sociais vigentes e a outra, à transformação delas.

Palavras-chave : alfabetização; ciência e educação; formação humana; projeto de sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )