SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Teaching work and emergency remote teaching: extension of workdays and free time expropriationHETEROGENEOUS TRANSLATIONS OF SCHOOL CLIMATE POLICIES IN CHILE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

LUIZ, Maria Eduarda Tomaz; MARTINS, Samara Escobar  and  MARINHO, Alcyane. Atuação docente no ensino superior: facilidades, dificuldades e perspectivas frente à covid-19. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280056.  Epub May 23, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280056.

Este estudo objetivou investigar as implicações da pandemia da covid-19 na atuação dos professores de um programa de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública do estado de Santa Catarina. Participaram do estudo nove professores, com os quais realizamos entrevistas online. Caracteriza-se como um estudo de campo, descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa dos dados. Os dados foram analisados a partir de elementos da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apresentam os recursos e as estratégias utilizadas por esses professores durante o período pandêmico, bem como aspectos positivos e negativos do ensino remoto. Foi identificado que os recursos e as ferramentas mudaram, mas o formato das aulas não, com exceção das disciplinas que têm componentes práticos. Além disso, constatou-se que as capacitações e oportunidades de formação nesse período foram insuficientes ou insatisfatórias, o que culminou em uma sobrecarga dos docentes. Apesar disso, detectou-se uma perspectiva positiva para a atuação docente em um período pós-pandemia.

Keywords : atuação docente; ensino superior; covid-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )