SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28TRABAJO DOCENTE Y ENSEÑANZA A DISTANCIA DE EMERGENCIA: AMPLIACIÓN DE JORNADAS Y EXPROPIACIÓN DEL TIEMPO LIBRETraducciones heterogéneas de la(s) política(s) de convivencia escolar en Chile índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

LUIZ, Maria Eduarda Tomaz; MARTINS, Samara Escobar  y  MARINHO, Alcyane. Atuação docente no ensino superior: facilidades, dificuldades e perspectivas frente à covid-19. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280056.  Epub 23-Mayo-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280056.

Este estudo objetivou investigar as implicações da pandemia da covid-19 na atuação dos professores de um programa de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública do estado de Santa Catarina. Participaram do estudo nove professores, com os quais realizamos entrevistas online. Caracteriza-se como um estudo de campo, descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa dos dados. Os dados foram analisados a partir de elementos da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apresentam os recursos e as estratégias utilizadas por esses professores durante o período pandêmico, bem como aspectos positivos e negativos do ensino remoto. Foi identificado que os recursos e as ferramentas mudaram, mas o formato das aulas não, com exceção das disciplinas que têm componentes práticos. Além disso, constatou-se que as capacitações e oportunidades de formação nesse período foram insuficientes ou insatisfatórias, o que culminou em uma sobrecarga dos docentes. Apesar disso, detectou-se uma perspectiva positiva para a atuação docente em um período pós-pandemia.

Palabras clave : atuação docente; ensino superior; covid-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )