SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Enrollment of special education in youth and adult education in low-Municipal Human Development Index municipalities of Minas Gerais (2007–2018)A CONSTITUENT CURRICULUM FOR CHILE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SORIANO, Riyid Yasmira Cante; RAMIREZ, Karen Juliana Sierra  and  MUNOZ, Maira Alejandra Buitrago. DISCURSOS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INVESTIGATIVA DE PROFESSORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280075.  Epub Aug 02, 2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280075.

A pesquisa visa visualizar quais são os discursos e práticas que os docentes da Faculdade de Educação do Corporación Universitaria Iberoamericana possuem para correlacionar os discursos, práticas e políticas institucionais no que diz respeito aos processos de formação em pesquisa e gestão de trabalho de Grado. Para atingir é proposto um estudo a partir da abordagem qualitativa; a hermenêutica como forma de leitura e interpretação da realidade e o método narrativo autobiográfico para tecer as histórias de vida dos participantes, onde a população são os professores encarregados dos processos de formação em pesquisa e direção do trabalho de licenciatura. Se evidenciar que os discursos e as práticas em pesquisa se estabelecem como eixo fundamental na hora de gerar processos educativos que se fortalecem nas diretrizes como eixo articulador em torno das estratégias da relação ensino-pesquisa para a transformação social.

Keywords : discurso; pesquisa; formação; práticas; professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )