SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28MATRÍCULAS DE EDUCACIÓN ESPECIAL EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN MUNICIPIOS MINEROS CON BAJO ÍNDICE DE DESARROLLO HUMANO MUNICIPAL (2007–2018)Un currículum constituyente para Chile índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SORIANO, Riyid Yasmira Cante; RAMIREZ, Karen Juliana Sierra  y  MUNOZ, Maira Alejandra Buitrago. DISCURSOS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INVESTIGATIVA DE PROFESSORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280075.  Epub 02-Ago-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280075.

A pesquisa visa visualizar quais são os discursos e práticas que os docentes da Faculdade de Educação do Corporación Universitaria Iberoamericana possuem para correlacionar os discursos, práticas e políticas institucionais no que diz respeito aos processos de formação em pesquisa e gestão de trabalho de Grado. Para atingir é proposto um estudo a partir da abordagem qualitativa; a hermenêutica como forma de leitura e interpretação da realidade e o método narrativo autobiográfico para tecer as histórias de vida dos participantes, onde a população são os professores encarregados dos processos de formação em pesquisa e direção do trabalho de licenciatura. Se evidenciar que os discursos e as práticas em pesquisa se estabelecem como eixo fundamental na hora de gerar processos educativos que se fortalecem nas diretrizes como eixo articulador em torno das estratégias da relação ensino-pesquisa para a transformação social.

Palabras clave : discurso; pesquisa; formação; práticas; professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )