SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Matrículas da educação especial na educação de jovens e adultos em municípios mineiros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (2007–2018)UM CURRÍCULO CONSTITUENTE PARA O CHILE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SORIANO, Riyid Yasmira Cante; RAMIREZ, Karen Juliana Sierra  e  MUNOZ, Maira Alejandra Buitrago. DISCURSOS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INVESTIGATIVA DE PROFESSORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280075.  Epub 02-Ago-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280075.

A pesquisa visa visualizar quais são os discursos e práticas que os docentes da Faculdade de Educação do Corporación Universitaria Iberoamericana possuem para correlacionar os discursos, práticas e políticas institucionais no que diz respeito aos processos de formação em pesquisa e gestão de trabalho de Grado. Para atingir é proposto um estudo a partir da abordagem qualitativa; a hermenêutica como forma de leitura e interpretação da realidade e o método narrativo autobiográfico para tecer as histórias de vida dos participantes, onde a população são os professores encarregados dos processos de formação em pesquisa e direção do trabalho de licenciatura. Se evidenciar que os discursos e as práticas em pesquisa se estabelecem como eixo fundamental na hora de gerar processos educativos que se fortalecem nas diretrizes como eixo articulador em torno das estratégias da relação ensino-pesquisa para a transformação social.

Palavras-chave : discurso; pesquisa; formação; práticas; professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )