SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Investigando los saberes familiares: una propuesta pedagógica para el reconocimiento y la convivenciaHistorias de vida y narrativas digitales: una experiencia de educación intercultural para la formación del profesorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

VALE, Flávia Janiaski  y  VISSICCHIO, Thacio Fagundes. Aulas de Arte em Rondonópolis: uma construção dialógica sobre o ensino de arte na escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280096.  Epub 09-Oct-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280096.

Este trabalho, que discute e problematiza o ensino de arte na educação básica do estado do Mato Grosso, particularmente no município de Rondonópolis, tem por objetivo analisar como os professores da rede trabalham a arte em suas práticas docentes. Com base em questionários on-line, ouviram-se professores de Arte — efetivos e contratados — da rede estadual de ensino, que trouxeram suas vivências práticas com o intuito de criar um debate reflexivo e buscar possíveis caminhos para o ensino desse importante componente curricular. Para essa escuta, decidiu-se trazer as questões: é possível para o professor construir uma prática pedagógica que implique a construção de um processo de ensino-aprendizagem em arte? Qual o olhar desses profissionais na prática da polivalência? Os questionários analisados permitiram um olhar aprofundado sobre como o desmonte da educação e a atual conjuntura política não favorecem o ensino das artes, sendo necessária essa resistência por meio de lutas e de diálogos.

Palabras clave : arte-educação; ensino de arte; escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )