SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28PESQUISANDO O CONHECIMENTO DA FAMÍLIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE RECONHECIMENTO E CONVIVÊNCIAHISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

VALE, Flávia Janiaski  e  VISSICCHIO, Thacio Fagundes. Aulas de Arte em Rondonópolis: uma construção dialógica sobre o ensino de arte na escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280096.  Epub 09-Out-2023. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280096.

Este trabalho, que discute e problematiza o ensino de arte na educação básica do estado do Mato Grosso, particularmente no município de Rondonópolis, tem por objetivo analisar como os professores da rede trabalham a arte em suas práticas docentes. Com base em questionários on-line, ouviram-se professores de Arte — efetivos e contratados — da rede estadual de ensino, que trouxeram suas vivências práticas com o intuito de criar um debate reflexivo e buscar possíveis caminhos para o ensino desse importante componente curricular. Para essa escuta, decidiu-se trazer as questões: é possível para o professor construir uma prática pedagógica que implique a construção de um processo de ensino-aprendizagem em arte? Qual o olhar desses profissionais na prática da polivalência? Os questionários analisados permitiram um olhar aprofundado sobre como o desmonte da educação e a atual conjuntura política não favorecem o ensino das artes, sendo necessária essa resistência por meio de lutas e de diálogos.

Palavras-chave : arte-educação; ensino de arte; escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )