Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
SILVA, Matheus Estevão Ferreira da; MORAIS, Alessandra de and BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino. Formação ética de graduandos/as em Pedagogia em tempos de "ideologia de gênero": um estudo transversal utilizando o Defining Issues Test-2 (DIT-2). Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290057. Epub July 04, 2024. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290057.
Neste artigo, resultado de uma pesquisa que se ateve à dimensão ética do trabalho do/a pedagogo/a com os temas de gênero e sexualidades na escola, objetiva-se analisar a formação ética, do ponto de vista do desenvolvimento moral, de graduandos/as em Pedagogia de uma universidade pública paulista. A amostra foi composta de 165 sujeitos matriculados nos anos inicial e final do curso que ambientou a pesquisa. Para a mensuração de sua formação ética, recorreram-se às abordagens kohlberguiana e neokohlberguiana do desenvolvimento moral e utilizou-se o Defining Issues Test 2 (DIT-2). Os resultados demonstraram que a formação ética dos/as graduandos/as se mantém estagnada e, até mesmo, indica certa regressão ao longo do curso. Além disso, o baixo desempenho dos/as participantes esteve fortemente relacionado com seu vínculo religioso, inferindo-se que o vínculo e a formação religiosa podem deslegitimar e coibir sua formação ética.
Keywords : Ética; Desenvolvimento Moral; Pedagogia; Formação Inicial Docente; DIT-2.