SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue01First especial school for abnormal children in the federal district: the Bourneville pavilion (1903-1920)The semiotic mediation on the process of teaching deaf people how to read and write author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

CAPOVILLA, Fernando C.. Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilingüismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.99-116. ISSN 1413-6538.

O artigo enfatiza a importância da linguagem para o desenvolvimento social, emocional e intelectual da criança. Revê alguns fatores psicossociais e concepções históricas que auxiliam a entender atitudes quanto ao surdo, da antigüidade clássica aos dias de hoje, e relata alguns achados que auxiliam a compreender alguns dos motivos subjacentes à mudança de orientação da filosofia educacional quanto ao surdo, do oralismo à comunicação total, e desta ao bilingüismo. Descreve também alguns dos recursos oferecidos pela comunicação total, além de um programa bilíngüe pioneiro muito bem-sucedido que integra a maior parte daqueles recursos. Dada a importância crucial da linguagem para o desenvolvimento da criança, o artigo reitera a importância da educação bilíngüe da criança surda.

Keywords : Surdez; Língua de Sinais; Educação; Oralismo; Comunicação Total; Bilingüismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )