SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número01A primeira escola especial para crianças anormais no Distrito Federal: o pavilhão Bourneville (1903-1920)A mediação semiótica no processo de alfabetização de surdos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

CAPOVILLA, Fernando C.. Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilingüismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.99-116. ISSN 1413-6538.

O artigo enfatiza a importância da linguagem para o desenvolvimento social, emocional e intelectual da criança. Revê alguns fatores psicossociais e concepções históricas que auxiliam a entender atitudes quanto ao surdo, da antigüidade clássica aos dias de hoje, e relata alguns achados que auxiliam a compreender alguns dos motivos subjacentes à mudança de orientação da filosofia educacional quanto ao surdo, do oralismo à comunicação total, e desta ao bilingüismo. Descreve também alguns dos recursos oferecidos pela comunicação total, além de um programa bilíngüe pioneiro muito bem-sucedido que integra a maior parte daqueles recursos. Dada a importância crucial da linguagem para o desenvolvimento da criança, o artigo reitera a importância da educação bilíngüe da criança surda.

Palabras clave : Surdez; Língua de Sinais; Educação; Oralismo; Comunicação Total; Bilingüismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )