SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Cegueira: concepções de aprendizagem e de ensino reveladas em artigos publicados na revista Benjamin Constant índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de  e  POKER, Rosimar Bortolini. Educação inclusiva e municipalização: a experiência em educação especial de Paraguaçu Paulista. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.233-244. ISSN 1413-6538.

O artigo apresenta o projeto de inclusão de deficientes auditivos e mentais em classes comuns de ensino desenvolvido junto ao Departamento de Educação do município de Paraguaçu Paulista. São resgatados os princípios e leis que fundamentam a proposta de educação inclusiva e se demonstra como a educação especial foi interpretada nesse projeto, para favorecer e possibilitar a operacionalização da inclusão, no referido município. O artigo enfatiza, ainda, a necessidade de ações no âmbito político-pedagógico, e principalmente político-administrativo, para se viabilizar a transformação efetiva da escola e de seus professores a caminho da concretização de uma Educação para Todos, com qualidade, ou seja, verdadeiramente inclusiva.

Palavras-chave : Educação Inclusiva; Educação Especial; Projeto de Inclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )