SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue01Some recent trends in special education and special educaction brazilian journalPreparing the inclusion way: dissolving myths and prejudices in relation to individuals with down syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

GUHUR, Maria de Lourdes Perioto. Dialética inclusão-exclusão. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.01, pp.39-56. ISSN 1413-6538.

Pretende-se compreender, numa perspectiva dialética, como se situam na atualidade as discussões sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais com deficiências no sistema regular de ensino. Faz-se de inicio uma breve consideração de cunho conceitual formal a respeito do paradigma da inclusão e, em seguida, toma-se como ângulo de análise a sua interface, a exclusão, e a contraditória relação entre ambas ao longo da história.  Ancorados em idéias de alguns autores, questionamentos são colocados a respeito de como a sociedade vem se organizando para encaminhar alternativas de atendimento a estes seus membros que apresentam diferenças em relação aos demais, tendo em vista as exigências e os valores disseminados num contexto marcado pelas propostas da globalização.

Keywords : Inclusão; Exclusão; Sistema de Ensino; Globalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )